terça-feira, 5 de julho de 2011

Adeus Fibromialgia!!!




Muitos conhecem a Fibromialgia como sendo uma doença que traz muita dor aos seus portadores não é mesmo?
Se você convive com alguém que tem Fibromialgia, provavelmente você já foi solicitado para dar uma "apertadinha" aqui e ali, de acordo com as dores que ela apresenta.
Realmente a principal característica dessa patologia é uma dor difusa, espalhada por todo o corpo. Pode acometer membros superiores, inferiores e tronco dos dois lados do corpo (D e E). Ela é na verdade uma síndrome, e as síndromes são caracterizadas por diversos sintomas. Estes podem ser ainda, além da dor:

  • Cansaço;
  • Tristeza;
  • Alterações no sono;
  • Dores de cabeça;
  • Constipação, ou seja, intestino preso ou diarréia;
  • Tonturas;
  • Formigamento nos pés e nas mãos;
  • Estado depressivo.

Não se trata de uma doença que causa mortalidade , mas tem um impacto social muito grande, pois ela debilita e muito os que a possuem. Atinge homens e principalmente mulheres entre 20 e 60 anos. Estatísticas mostram que 30 a 40% das pessoas com Fibromialgia, nunca mais voltam a executar suas atividades da maneira como as executavam antes.

É contagiosa? De onde surge?

Não é de forma alguma contagiosa...E algumas das possíveis causas podem ser:
  • Fatores e predisposição genéticas;
  • Cicatrizes Psíquicas (veja o link abaixo para saber o que é).

Não existem exames laboratoriais ou de imagem que possam ser feitos a fim de diagnosticar a Fibromialgia. O diagnóstico é exclusivamente clínico, ou seja, a experiência do profissional, exame físico e a anamnese (Informações sobre o princípio e evolução de uma doença até primeira observação médica). Uma maneira útil e complementar para fazer o diagnóstico é um aparelho chamado algômetro, que é utilizado para medir a dor por pressão em qualquer parte do corpo, ou seja, ele diz quanto de pressão é suficiente para provocar dor. É útil mas não indispensável.
Para nortear o diagnóstico de forma mais precisa, foram pré definidos alguns pontos no corpo, que ao serem tocados, podem ou não reproduzir dor. Estes pontos são os chamados tender points (pontos dolorosos).
São ao todo 18 pontos, como mostra a figura abaixo. Para que seja um diagnóstico positivo para fibromialgia, foi definido por convenção que deverão ser ao menos 11 pontos sensíveis que quando tocados, produzem dor (American College Of Rheumatology).



O acompanhamento médico, principalmente do reumatologista é de fundamental importância no tratamento da Fibromialgia.
Costuma-se usar antinflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos potentes e antidepressivos.

No tratamento de Fibromialgia pela Auriculoterapia Francesa conseguimos agir justamente da maneira como os medicamentos agiriam, pois existem pontos auriculares que tratam inflamação, relaxamento muscular, analgesia e no combate da depressão, quando esta última se manifesta como causa ou como sintoma.

O paciente não deverá cessar o uso dos medicamentos, mas fazemos o tratamento auricular concomitante a eles, que muitas vezes usado de forma isolada podem não produzir os benefícios esperados.
De modo geral, diante do tratamento utilizando a Auriculoterapia, há um alívio satisfatório dos sintomas da Fibromialgia, trazendo de volta a disposição e levando embora a debilidade, para que o indivíduo volte a realizar suas atividades de vida diárias e outras que antes eram prazerosas aos portadores dessa doença.

Segundo Eduardo S. Paiva, Reumatologista - Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, a Fibromialgia propriamente dita pode não ter cura, mas existe o alívio para os sintomas por ela ocasionados.

Um alerta

Os portadores de Fibromialgia são comumente questionados e criticados pela indisposição em suas atividades. As pessoas ao redor colocam em cheque a veracidade de suas queixas, muitas vezes deixando-os em situação embaraçosa no ambiente de trabalho, estudos ou mesmo familiar. As dores são realmente "chatas" e muito incômodas segundo relatos de pacientes. Trate os portadores de Fibromialgia que os cercam com respeito e cuidado, lembrando sempre que é preciso cuidado e tratamento para que possam voltar a ter melhora em seu bem estar e em sua qualidade de vida.




Grande abraço e até o próximo post,

Ft. Jurandyr


***Obs.: Coloque sua nota sobre esse post e se possível compartilhe no Facebook e Orkut.


Nenhum comentário:

Postar um comentário